Parece milagre, mas nas consultorias aplicadas nos últimos anos essa maravilha está acontecendo, não como mágica, como gestão financeira profissional.
As escolas particulares passaram por bons períodos recentes, e uma crise de 2015 a 2017 sem precedentes, sua característica pedagógica e nem sempre com o lado administrativo em dia, tornaram o segmento foco de folhas inchadas, salários acima do mercado e falta de controle nos gastos.
Em toda consultoria sempre tenho objetivo de alcançar junto ao mantenedor, cortes de até 20% das despesas totais, isso quando o cenário permite e é motivado por excessos. É comum vermos áreas como Coordenação Pedagógica ou Prestadores de serviços com totais que impressionam, e a falta muitas vezes de opiniões externas, faz com o que o comodismo interno torne aos olhos do mantenedor os problemas menos perceptíveis.
Tributário
Outro fator crucial na gestão financeira da empresa é o planejamento tributário, entender qual o regime e procedimentos de menor impacto, é fundamental para não pagar além do que deveria ao governo. Com as mudanças de 2018 para o Simples Nacional, e a transformação prometida com a reforma trabalhista, trazem novamente aos mantenedores educacionais a pergunta, será que o melhor regime tributário seria o SIMPLES NACIONAL? Ou Seria LUCRO REAL?
A verdade é que já se pode verificar menor carga tributária no Lucro Real em algumas situações, por tanto verifique no artigo, o perfil de sua escola.
Prevenção
Prevenir ainda é uma das maiores economias no mundo empresarial, são inúmeras empresas que passaram por processos trabalhistas, ou autuações da receita federal por falta de prevenção e orientação no dia a dia, o que nos traz ao velho ditado “o barato sai caro”, será que vale a pena economizar em certas coisas?
Dobrando lucro
Por fim temos de lembrar que o lucro da instituição de ensino na média gira na ordem de 15 a 20% do faturamento, logo cortes de gastos desnecessários podem elevar rapidamente o valor de lucro mensal, faça uma análise, diagnostique o problema e encontre soluções.